sexta-feira, 29 de junho de 2007

Nafta

Nafta (Acordo de livre comércio do norte)
Origem do bloco econômico
Em meados de 1980 foram iniciadas as primeiras discussões sobre a possibilidade de maior integração entre as economias americana e canadense.Mas apenas em 1989 entrou em vigor uma área de livre comércio entre os dois países.
Ao mesmo tempo que realizava mudanças economicas internas,nos anos 1980 o México iniciou uma política de maior aproximação com os EUA.A finalidade do Nafta é ampliar os horizontes de mercado dos países membros e maximizar a produtividade interna. Tal maximização é obtida por meio da liberdade organizacional das empresas, o que as permite que se instalem, de acordo com suas especializações, nos países que apresentarem menores custos dos fatores de produção.
Depois da aprovação do Congresso dos três países, o acordo foi assinado em 1992 e entrou em vigor em janeiro de 1994.
A principal meta definida foi a eliminação de todas as barreiras comerciais entre os países membros,num prazo de quinze anos. Para alguns bens,a eliminação de tarifas foi imediata.
A criação do acordo tinha por objetivo aumentar a participação de cada um dos países no comércio internacional,mediante a uma atuação conjunta.
Temendo as dificuldades de expansão no novo quadro mundial, os EUA decidiram fortalecer o comércio regional,aproximando-se dos vizinhos mais próximos para garantir o ascesso a seus mercados.
Assim o Nafta representou, antes de mais nada, uma preocupação dos EUA, pós-guerra fria, em intensificar relações com a América Latina.
Os setores mais afetados foram:
* Agricultura;
* Bens automotivos;
* Têxteis e confecções;
* Energia e setor petroquímico;
* Bancos;
* Investimentos;
No entanto, é preciso lembrar que esses acordos sempre ficam sujeitos a mudanças.No início de 1997, por exemplo, os EUA alegatam que a frota de caminhões do México não tinha segurança, e assim descumpriram a cláusula do nafta que liberaria o transporte rodoviário de carga pesada entre os dois países. Na realidade, o objetivo norte-americano foi evitar o transporte ilegal de imigrantes mexicanos e de drogas, que poderiam passar com os cinco mil caminhões que atravessam diariamente os postos de fronteiras.

Adrielli de Andade Pereira.

5 comentários:

União Européia: disse...

Ficou muito bom, mostrou claramente os objetivos norte-americanos.


Sim, eu concordo que os EUA queriam intensificar relações com países da América Latina, também concordo que eles só desrespeitaram um princípio do NAFTA com o objetivo de controlar as imigrações ilegais vindas do México.
"A principal meta definida foi a eliminação de todas as barreiras comerciais entre os países membros, num prazo de quinze anos." Com certeza essas barreiras não são utilizadas conforme a necessidade dos EUA, apenas quando algo não será lucrativo para os países mais pobres, por exemplo, ou quando algo vai desrespeitar algum princípio da OMC, eles enquanto "bons garotos" preocupados com a dignidade no mundo como são irão interferí-las.
Ahamm... Acredito na honestidade norte-americana!!
(Esta crítica foi aos Estados Unidos e não ao blog de vocês, pois, este ficou ótimo!)

Mateus

União Européia: disse...

Juntando todos od textos, o blog ficou ótimo!
Eu gostei muito!!

Nada de informações cansativas!
Tudo muito bem feito!

Parabéns às entegrantes do grupo!

Mateus

União Européia: disse...

O NAFTA é apenas um presuposto para enriquecer o EUA, desrepeitando os principios estabelecidos,esse bloco tem interrse apenas em relações comerciais,o México por sua vez é explorado e o Canadá é o terreno dos americanos.

ALEX JUNIOR

União Européia: disse...

Olá!
Você contextualizou o tema de maneira clara e coerente apresentando bom conhecimento...
continui se dedicando..Abraços,



Jessika Thomas.

Ana disse...

Oi..
Oo Blog tah bem elabOradOO..
Tah esplicandoo muitOO bem..
euu gosteii bastanteee das tabelas dandoo varias informações!!

bjOm..
;D